Newsletter CKM_
Cadastre-se para receber nossas publicações por e-mail.
Acompanhe também no
Sempre ouvimos dizer que uma crise econômica gera oportunidades de crescimento. É certo que a crise gera incertezas e imprevisibilidades, mas também traz consigo um espírito de desenvolvimento de estratégias e de competitividade. Neste cenário, muitas empresas reveem suas estratégias políticas, financeiras e comerciais, o que compreende geralmente, e a contra gosto, a redução dos gastos fixos, tais como demissões, estrutura física e até mesmo o encerramento de algumas atividades, o que invariavelmente acaba por fragilizar seus potenciais no mercado.
Especialistas afirmam que diante da crise as pessoas tendem a assumir dois tipos de perfis: incumbent ou attacker. O primeiro identifica aqueles que não funcionam diante de um terreno incerto. Eles são conservadores e precisam ter uma projeção do que vai acontecer. Já o segundo, vive com a expectativa de surpresas, reagindo de maneira criativa às dificuldades que se apresentam, sendo certo que a crise acaba propiciando mais oportunidades para quem é mais criativo.
Ao delinear ou rever suas estratégias, independentemente de você ter o perfil incumbent ou attacker, antes de optar por medidas consideradas drásticas, tenha em mente que sua empresa pode obter uma interessante oportunidade financeira através da recuperação de créditos fiscais.
A recuperação de créditos fiscais, a exemplo: Tributos Previdenciários, ICMS, PIS, COFINS e IPI, dentre outros, que foram recolhidos a maior ou classificados incorretamente em seus autolançamentos, nos últimos cinco anos, tem sido uma alternativa cada vez mais recorrente para empresas que buscam aliar a governança tributária e o compliance fiscal a um grande benefício econômico.
Para realizar a recuperação de crédito fiscal em sua empresa a empresa deverá necessariamente estar no Lucro Real ou no Presumido. Portanto, se a sua empresa é uma ME ou EPP, não será possível recuperar qualquer crédito fiscal.
Muitas empresas especializadas realizam o trabalho de recuperação de crédito fiscal. Mas atenção! Há muitos aventureiros no mercado.
Para saber mais sobre a recuperação de crédito fiscal, contate o sócio responsável: Amir Kamel (amir.kamel@localhost)